Independentemente da crise que passamos e que ainda nos afeta, usar a água conscientemente é mais do que uma obrigação nossa, é um pensamento no futuro e um ato que deveria fazer parte da rotina de qualquer um.

Usar a água com sabedoria não é tão difícil quanto achamos que é. Pequenos hábitos diários, se mudados, farão a diferença. Com isso, a LojaTudo resolveu dar algumas dicas de como economizar água com pequenas mudanças no dia a dia e que, além de tudo, só gerarão lucros a você, tanto com seu ato de cidadania, com o pensamento no futuro, como na sua conta de água.

Com 10 dicas podemos gastar até 50% menos do que gastamos.

Estima-se que cada brasileiro gaste 200 litros de água por dia, sendo que o recomendado são 110 litros.

Dicas para Economizar Água


Seguindo a imagem, vamos explicar e tentar convencê-lo de fazer a sua parte.

1. Todos nós sabemos que o recomendado de água a ser consumido diariamente são 2 litros, então, nisso não precisamos economizar. Agora, na hora do banho, de escovar os dentes, lavar louça, roupa, carro, calçada, podemos tomar alguns cuidados e restringir algumas coisas.

2. Um banho médio de 15 minutos manda aproximadamente 135 litros de água ralo a baixo. Com uma tática básica e que não precisará de muito esforço (a menos que esteja muito frio), você vai economizar 90 litros (~65%) de água. A tática é a seguinte: se ensaboar com o registro desligado. Use a água apenas para se molhar ao entrar no banho e para retirar a espuma do corpo.

3. Ao escovar os dentes com a torneira não muito aberta por 5 minutos, consomem-se 12 litros de água. A ideia é molhar a pasta que se encontra na escova, fechar a torneira e com o auxílio de um copo cheio de água, após a escovação, fazer bochecho com essa quantidade mínima, reduzindo assim, em 95% o seu consumo.

4. Outra dica que fará toda a diferença na sua cozinha é a seguinte: retire os resíduos que sobraram nos pratos e talheres e coloque-os na pia cheia de água. Deixe de molho por um tempo, ensaboe-os, e só ligue novamente o registro para retirar o sabão.


Vamos aos números: em 15 minutos lavando a louça com a torneira aberta, há um desperdício de ~240 litros de água. Usando a tática acima, o desperdício é de apenas 80 litros. Dessa forma, economiza-se aproximadamente 65% de água.

5. Uma máquina de lavar roupa com capacidade de 5 litros, com pouca ou muita roupa, gasta a mesma quantidade de água, aproximadamente 135 litros para uma lavagem completa. Então o interessante é sempre usá-la com sua capacidade máxima.

Dessa forma você deixará de desperdiçar 135 litros de água.

6. No banheiro, além do chuveiro, o vaso sanitário também desperdiça muita água. A cada descarga com válvula acionada, chega a se gastar 10 litros de água, isso quer dizer que cada pessoa, se indo ao banheiro 4x por dia, chega a gastar 40 litros de água.

Existem algumas soluções para este desperdício, mas a mais higiênica e simples de se fazer é usar o sistema de bacia sanitária com caixa acoplada de acionamento seletivo, que gasta de 3 a 6 litros dependendo da necessidade do usuário. Você chega a economizar 40%~70%.

7. Você sabia que com a mangueira ligada por 15 minutos, aproximadamente 280 litros de água são desperdiçados?

Para evitar desperdícios como esse, a dica é: lave o carro quando for necessário e, nunca lave com a mangueira, utilize um balde cheio de água e panos. Existem alguns “tutoriais” na internet que ensinam de forma prática e sem esforços, como lavar o seu carro desta forma.

Pense também que, seu carro ficará muito mais bonito e limpo se lavado desta forma, uma vez que, levando mais tempo para finalizar o processo, os lugares onde ainda estão sujos ficam mais fácil de serem encontrados.

8. Levando ainda em consideração as mangueiras que gastam muita água em pouco tempo, não a use para lavar calçadas, utilize vassoura.

9. Sempre verifique se há vazamentos nas pias de sua casa. Um vazamento em que ocorra gotejamento de 1 em 1 segundo, num período de tempo de 24 horas, gasta em média 46 litros de água. Água que simplesmente está indo ralo abaixo sem uso algum. Fique atento.

10. Para fechar as dicas deste artigo, vamos citar um jeito simples de economizar água: fazendo reúso. Mas como? Simples. Sabe toda aquela água que é jogada fora enquanto se lava roupas na máquina de lavar? Reutilize essa água para limpar quintais e áreas de serviço. A forma ideal de usar a água de forma consciente e para mais de uma atividade.


Boa sorte. E lembre-se que, com essas dicas em prática, além de estarmos pensando em um futuro melhor para nós e nossos filhos, ganharemos de brinde uma conta mais amigável.


FONTES DE PESQUISA: SABESP e SAAEITABIRA

Postado em Dicas por

LojaTudo