A fita Fixa Forte VHB da 3M é uma fita de espuma acrílica que substitui as fixações mecânicas na montagem de produtos tecnicamente avançados. Com 25 anos de muito trabalho as fitas VHB tem sido amplamente utilizadas como solução de alta performance de adesão em fixação permanente.

A Sigla VHB, em português, significa uma fixação muito alta. Isso se deve as propriedades quimícas da fita, que devido a essa composição, atribui a essa fita dupla-face de espuma uma fixação extremamente forte.

As Fitas VHB aderem permanente à maioria dos susbstratos. No entanto, para se obter o máximo de adesão, as superfícies a serem coladas devem estar limpas, secas e bem coesas.

Veja o por que, usando as Fitas VHB seu projeto ganha mais:
• Viscosidade que a torna mais aderente
• Elasticidade que a torna resistente a choques

Absorção de Energia - Relaxamento de Stress
• Absorve e dissipa energia localizada
• Reduz o stress na área de adesão, dispersando para a espuma acrílica

Durabilidade
• Estrutura de polímeros acrílicos.

PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE:

* Para aplicação da fita, as superfícies deverão estar limpas, secas e uniformes. Caso necessário, para a melhoria da adesão em superfícies muito lisas, promova uma abrasão na superfície antes da limpeza.

* Utilize álcool isopropílico (isopropanol) para remoção de resíduos e contaminantes. Seque com pano limpo. Se necessário, utilize primer 3M P-94 ou primer 3M P-8215 para promover uma melhor adesão.

A - Materiais fibrosos e porosos (madeira, cimento, etc) requerem a utilização de primers, vernizes e/ou selantes para tornar a superfície uniforme.

B - Metais como cobre e latão requerem uma camada anticorrosiva para prevenir a oxidação.

C - Quando for aderir filmes vinílicos flexíveis (PVC), consulte o Serviço Técnico de Fitas antes de adquirir a Fita VHB.

 

PRESSÃO DE APLICAÇÃO:

A adesão total depende do contato desenvolvido entre o adesivo e a superfície. Quanto maior a pressão na aplicação, maior é a interação entre o adesivo e a superfície.

1 - Aplique a fita na primeira superfície.

2 - Passe uma espátula rígida sobre a fita, pressionando-a sobre a superfície a fim de garantir o contato.

3 - Remova o liner protetor e aplique a segunda superfície sobre a fita com uma forte pressão, através de um rolete de borracha, para garantir o contato total entre adesivo-superfície-adesivo.

Após a aplicação, o adesivo requer um período de tempo para escoar para os microporos da superfície, atingindo a adesão total após 72 horas, a 21ºC. Existe a possibilidade de acelerar esta migração, submetendo a aplicação à temperatura de 66ºC por 1 hora.

 

TEMPERATURA DE APLICAÇÃO:

A faixa de temperatura ideal de aplicação está entre 21ºC e 38ºC. Não recomendamos a aplicação em temperaturas abaixo de 10ºC, devido ao enrijecimento do adesivo a baixas temperaturas, dificultando o contato inicial.

Para aplicação em temperaturas abaixo de 0ºC, a Fita VHB deve ser testada, pois foi desenvolvida especificamente para aplicações em baixas temperaturas de até -40ºC, a fita não apresentará falhas na adesão.

Clique aqui e veja todas as fitas VHB disponíveis na LojaTudo.

Postado em Dicas por

LojaTudo