Existe muitas dúvidas no momento de comprar o melhor aparelho para o banho. A maioria das pessoas se confundem com os nomes, pois existe uma grande diferença entre entre duchas e chuveiros.

A diferença está basicamente na maneira que produzem água quente, a forma e local onde são instalados.

Chuveiros:

Os chuveiros utilizam energia elétrica e se localizam no próprio ponto de energia do banheiro, assim a água se aquece instantaneamente com a abertura do registro.  O aquecimento é feito através de resistências elétricas.

Chuveiros costumam oferecer opções como inverno e verão e sua variação depende de cada aparelho.
Ao acionar a temperatura verão, usa-se apenas uma parte da potência. Na posição inverno, usará sua potência máxima.

Verifique a regulagem da temperatura do chuveiro: há modelos no mercado com diversas posições.
Os mais indicados são os que possuem pelo menos quatro opções, principalmente no caso de uma família numerosa.

Duchas:

As duchas necessitam de aquecedores solares, elétricos ou a gás para gerar água quente. Os aquecedores são colocados em locais arejados ou no telhado, para evitar risco de problemas elétricos ou até mesmo incêndios.

As duchas possuem maior variabilidade em relação a temperatura da água, sendo capazes de aumentar até 10º para mais ou para menos em relação a temperatura que sai do cano.

Dicas para instalação

Para instalar duchas ou chuveiros é necessário verificar sempre a pressão da água, chuveiros e duchas dependem de fatores externos para ter uma boa pressão.

Quanto maior a distância da caixa d’água, maior será a pressão. Nesse caso olhe o mca  do chuveiro (metros de coluna d’água), informação que consta na caixa, e que sinaliza a quantos metros da caixa d’água o aparelho deve ser instalado para ter pressão satisfatória.

Em apartamentos, quanto mais baixo for o andar, maior é a pressão, pois o reservatório fica próximo ao telhado.
Caso a pressão seja insatisfatória, pode-se colocar um pressurizador para aumentar a pressão da água e consequentemente obter maior vazão.

Clique aqui e confira todas as duchas e chuveiros disponíveis na LojaTudo.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo