Existem várias ferramentas manuais e de modelos diferentes no mercado, afim atender as necessidades dos profissionais e facilitar a execução do trabalho. Dependendo da aplicação e frequência de uso, escolha as ferramentas que poderão se adaptar melhor ao serviço.

Qualidade e garantia são imprescindíveis na hora de efetuar a compra, pois uma ferramenta de qualidade pode evitar acidentes e permitir a execução eficiente do trabalho e o sucesso ao final do processo.

A LojaTudo possui uma grande variedade de Alicates, por isso vamos falar um pouco mais sobre esta ferramenta que é muito utilizada literalmente em qualquer situação. Vamos abordar apenas os alicates mais específicos e mais conhecidos popularmente.

Alicate Universal:

  O alicate universal é o mais conhecido entre os alicates que vamos falar, pois é uma das ferramentas mais utilizadas nas tarefas domésticas e profissionais, seja em indústrias, fábricas,  jardins ou até mesmo dentro de casa. Utilizados em vários tipos de serviços e aplicações, tais como; Segurar, puxar, dobrar, girar e cortar fios e arames.

Por exemplo, você precisa de um alicate para desencapar um fio para a instalação de um aparelho elétrico.

Alicate Corte Diagonal:

 Este alicate já é específico para corte de fios. Utilizado para corte de fios e cabos na manutenção eletroeletrônica, informática, automotiva, pneumática e artesanato em geral.

Os profissionais utilizam o alicate de corte diagonal em trabalhos de corte de fios, arames macio, arames temperado e mangueiras plásticas.

Alicate Bico  Meia Cana: 

Alicate com a ponta fina para uso em manutenção elétrica em locais de difícil acesso, montagem de painéis eletrônicos,  colocação de anéis de pressão e arruelas.

Serve para torção e corte de fios e cabos. Também utilizado para trabalhos artesanais com arames e chapas finas. Estes alicates podem ser com bico reto ou bico curvo. 

Alicate Bomba D’água:

Alicate bomba d’água ou mais conhecido como bico de papagaio é utilizado na manutenção hidráulica em geral, para colocação, aperto e torção de canos e tubos, colocação de porcas e torneiras, apertos de conectores,e válvulas, etc.

Por ser um alicate com aberturas múltiplas dos mordentes, pode ser usado em porcas e roscas com diâmetros grandes.

Alicate Descascador de Fios:  

Este alicate é apropriado para facilitar o trabalho na manutenção elétrica, foi desenvolvido para descascar com agilidade na ponta ou no meio dos fios para fazer emendas.

Alicate de Pressão:

Este Alicate é versátil e foi desenvolvido para aperto de porcas e parafusos, também para fixação de produtos para colar ou soldar, pois exerce grande pressão de aperto onde for utilizado.
Possui um parafuso de ajuste no cabo que permite a regulagem da pressão a ser aplicada na peça.

 

Para trabalhar em linhas energizadas  é necessário que os alicates tenham os cabos isolados, algumas marcas possuem a linha completa utilizando o cabo isolado para energia, todos testados e aprovados conforme norma NBR 9699.

 Para identificar se o alicate é isolado basta olhar no cabo, geralmente possuem marcações gravadas indicando o isolamento e a voltagem que pode ser utilizado, também possuem uma coloração diferenciada podendo variar de laranja a vermelho. 

Clique aqui para ver todos os alicates disponíveis na LojaTudo.

Postado em Dicas por

LojaTudo