Karl Elsener, o fundador da Victorinox, nasceu no dia 9 de outubro de 1860 em Schwyz. Após anos de aprendizado em Paris e no distrito de Tuttlingen, no sul da Alemanha, voltou para casa para abrir seu próprio negócio em Ibach, próxima a Schwyz. Naquele tempo havia muito pouca atividade industrial no distrito de Schwyz, fazendo com que muitos jovens lavradores tivessem de emigrar para a América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Procurando criar novas oportunidades de empregos, Karl Elsener tomou a iniciativa de organizar a Associação de Cuteleiros Suíços com o intuito de produzir canivetes para o exército suíço.

 

Em outubro de 1891 foi feita a primeira entrega. Porém, firmas alemãs conseguiam produzir canivetes mais baratos em suas fábricas, fazendo com que todos os outros membros da associaçãos de cuteleiros abandonassem o projeto após um ano. Mesmo perdendo sua fortuna, Elsener perseverou, focalizando suas energias na produção de outros canivetes multi-funções, como o Canivete do Estudante, Canivete do Fazendeiro e Canivete do Cadete. Em 12 de junho de 1897, Elsener registrou o projeto do "Canivete para Oficiais", que seria responsável por seu sucesso e sua fortuna. Este era mais leve e elegante, utilizando talas de fibra e seis ferramentas com apenas duas molas (lâmina, punção, abridor de latas, chave de fenda, lâmina pequena e saca-rolhas). O Exército Suíço não adotou o canivete, mas muitos oficiais que reconheciam seus méritos o compravam em cutelarias onde o canivete de soldado também era disponível.

 

Esta útil ferramenta multi-funções se tornou rapidamente popular. Mais e mais vendas foram feitas para o exterior. Escudo Victorinox
Elsener utilizou-se de constantes inovações e altíssima qualidade para combater as imitações que começaram a surgir. Em 1909, Elsener consegiu distinguir definitivamente seu produto das imitações, pois o governo suíço lhe permitiu utilizar a cruz suíssa em seus canivetes. Após a morte de sua mãe no mesmo ano, Elsener decidiu utilizar seu nome de batismo VICTORIA como marca registrada. Em 1918, Karl Elsener faleceu, deixando a fábrica sob o controle dos filhos Carl e Alois. Após a criação do aço inox em 1921 e sua consequente utilização na fabricação de canivetes, a palavra INOX acabou sendo adicionada à marca VICTORIA, surgindo a marca atual VICTORINOX.

Hoje, o Canivete de Oficiais existe em mais de 100 diferentes combinações, sendo o mais notório o modelo SwissChamp, com 33 diferentes funções, uma verdadeira caixa de ferramentas que pesa apenas 185 gramas e cabe confortavelmente em sua mão. O SwissChamp é feito de 64 partes separadas e passa por mais de 450 processos na sua produção. O museu de arte moderna de Nova York escolheu o modelo da Victorinox Champion, precursor do SwissChamp e com 24 funções, para fazer parte de sua coleção de excelentes designs.

 

Presidentes dos Estados Unidos usado os canivetes Victorinox como presentes. Lyndon B. Johnson presenteou 4000 canivetes com suas iniciais gravadas para seus convidados na casa branca. O Presidente Ronald Reagan e o presidente George Bush seguiram esta tradição. Diplomatas Suíços freqüentemente presenteiam seus anfitriões em outros países com canivetes suíços.

 

A Agência Espacial Americana (NASA) tem o canivete Victorinox como equipamento padrão em todos os ônibus do programa espacial “Columbia”. O sucesso universal dos canivetes VICTORINOX é em muito devido à sua excelente qualidade e preço. São vendidos em mais de 100 países e possuem ótima relação custo-benefício. Os maiores consumidores são os Estados Unidos e, surpreendentemente, a Alemanha, onde mesmo com uma produção doméstica muito grande a Cruz Suíça é reconhecida como um símbolo de qualidade.

 

Hoje a VICTORINOX tem mais de 950 empregados e é a maior empresa industrial do distrito de Schwyz e a maior cutelaria da Europa. Nos anos recentes, os canivetes Victorinox vêm crescendo no mercado promocional como presentes corporativos. Estão reconhecidamente entre os produtos mais populares e de mais sucesso nesta área.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo