Criada em 1933 pelo italiano Alfonso Bialetti, a cafeteira italiana é uma dessas invenções que nunca sai de moda e que hoje está presente em 85% das casas dos brasileiros, preparar um cafézinho é uma missão fácil e prática ,e mesmo assim deixa muitos dos seus usuários de cabelo em pé na hora de fazer, muitos queimam o café ou esquecem de completar alguma etapa danificando o utensílio.

Se você é uma dessas pessoas que não consegue deixar o café do jeito que deseja, e é um "coffer lover" assumido ensinamos um passo a passo simples para preparar um delicioso café na cafeteira italiana.

cafeteira italiana1º Passo: Encha de água, sempre fresca e não calcária, até o nível do orifício da cafeteira sem bico;

2º Passo: Encha de café o filtro até o nível e, sem fazer pressão sobre o pó, feche a parte superior (a parte de cima que tem o bico);

3º Passo: Coloque a cafeteira no fogo e espere o início da ebulição, até que ouça sair o vapor, assobiando pelo respiro;

4º Passo: Tire a cafeteira do fogo e vire lentamente esperando que a água, possa descer para a parte inferior;

5º Passo: Depois de usar, lave com cuidado todas as partes da cafeteira e verifique sempre para que o orifício não fique obstruído.


Segue abaixo 5 dicas para que o café fique explêndido na cafeteira italiana:

a qualidade da água1º Dica: A qualidade da água
Utilizar de preferência água mineral. Águas com calcário modificam o gosto do café. Não usar água já quente para diminuir o tempo de saída. A água deve aquecer gradualmente.


a dose certa2º Dica: A dose certa
Deitar água no recipiente de aquecimento sem superar o nível da válvula e encher completamente o filtro de café evitando pressioná-lo.


Tempo no fogão3º Dica:  Tempo no fogão
A chama deve ser baixa. Quanto mais lenta for a ebuliçao, melhor será o café e não se arrisca a queimar. Levante a tampa da cafeteira para evitar que o vapor de água caia, alterando o gosto do café. Quando estiver pronto, retire a cafeteira do lume, evitando absolutamente que ferva.


antes de saborear o café4º Dica: Antes de saborear o café
Antes de servir o café, mexa o café com uma colher na cafeteira para uniformizar a densidade. Beba-o logo que esteja pronto para saborear ao máximo aroma e sabor.


a manutenção5º Dica: A manutenção
Limpe com cuidado a cafeteira todas as vezes que fizer o café; não use em caso algum sabão ou detergente, mas sim água quente. Limpe o filtro com muito cuidado para não deixar resíduos. Se uma cafeteira é nova ou não é utilizada por muito tempo, faça dois ou três cafés com pouco pó antes de a utilizar normalmente.


Para finalizar, veja aqui um vídeo explicativo sobre a mais bela e tradicional forma de fazer café!

Clique aqui e adquira a sua cafeteira italiana e prepare o mais delicioso café!

Postado em Dicas por

LojaTudo