O sol é importantíssimo para a nossa vida. Quando ficamos expostos ao sol de forma moderada, nosso corpo é beneficiado de diversas formas, como por exemplo, o sol libera a produção de vitamina D pela nossa pele, que além de trazer diversos benefícios, previne algumas das principais doenças de pele.

Mas é preciso tomar cuidado, pois essa exposição ao sol não pode ser exagerada, já que em excesso, ela é muito prejudicial à saúde podendo causar sérios problemas inclusive o câncer de pele.

Para aproveitarmos todos os benefícios que o sol nos proporciona sem prejudicar a nossa pele, basta tomarmos alguns cuidados como: Evitar se expor ao sol forte no período das 10 horas da manhã até as 16 horas, se proteger do sol utilizando bonés, chapéus, sombrinhas, guarda-sóis, mas principalmente usando filtro solar que nos ajuda a proteger da radiação ultravioleta causada pelo sol.

 

Quando surgiu o protetor solar?

O primeiro protetor solar foi criado durante o período da segunda guerra mundial. Naquela época os soldados sofriam muitas queimaduras por causa da constante exposição solar. Para isso foi criado um produto de consistência espessa originário do petróleo, similar a vaselina. Não funcionava tão bem como os modernos protetores de hoje mais já foi um grande avanço para época.

 

Como ele age em nossa pele?

Os filtros solares agem a partir de uma reação química. As moléculas encontradas no protetor absorvem a luz do sol e a transformam em energia não danosa para pele. Depois essa energia é refletida e dissipada evitando que a pele absorva os raios ultravioleta causadores de manchas, rugas e até do câncer de pele.

 

O que é FPS?

FPS significa Fator de Proteção Solar (ou em inglês SPF – Sunscreen Protection Factor), ou seja, é uma classificação que varia de 2 a 100 e nos ajuda na hora de escolhermos qual o melhor protetor solar para nossa pele.
Para termos uma ideia de como podemos utilizar esta classificação para nosso benefício, analisemos o seguinte exemplo: Quando nossa pele fica exposta ao sol sem proteção ela demora determinado tempo para ficar vermelha. Já quando usamos um protetor fator 15, por exemplo, esse tempo se multiplica em 15 vezes.

 

O que são raios UVA e UVB?

Raios UV são os raios ultravioleta que penetram em nossa pele e podem causar sérios danos a nossa saúde. Os raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras causadas pelo sol e alterações celulares que predispõem ao câncer de pele. Já os raios UVA são os responsáveis pelo envelhecimento da pele. Estão presentes durante o ano todo e são os principais responsáveis pelas manchas, ressecamento da pele, perda da elasticidade e rugas.

 

Mas qual o melhor tipo de protetor solar?

Hoje existe uma variedade muito grande de protetores no mercado que faz com que tenhamos dúvidas na hora de escolher o mais adequado. As principais são loções, gel, creme e spray.

Loções: São as mais comuns, variam um pouco entre si, mas em geral são adaptáveis a todos os tipos de pele.

Gel: É o que tem a menor concentração de óleo. Recomendado para pessoas com acne e forte oleosidade na pele.

Creme: São mais espessos e mais oleosos que as loções, porém proporcionam maior proteção solar.

Spray: São muito práticos em sua aplicação, pois atingem todas as áreas do corpo com mais facilidade e ainda tem baixo teor de oleosidade.

 

Qual é o FPS ideal para a minha pele?

Para encontrar o fator de proteção ideal para a sua pele, você deve analisar alguns fatores. Se a sua pele for muito clara e frequentemente apresenta eritema (vermelhidão) quando exposta ao sol, você deve optar por protetores solares com FPS acima de 50. Os protetores com FPS baixo, como 8 e 15 oferecem proteção apenas moderada, portanto use estes apenas se a sua pele não é tão sensível a exposição solar e apresenta vermelhidão apenas ocasionalmente. Veja na tabela abaixo qual é o fator ideal para a sua utilização:

 

Tabela Guia FPS

 

Veja abaixo dicas de produtos para tomar sol e ficar com a pele bronzeada e bonita, sem ter problemas no futuro(acesse os links e veja aqui na LojaTudo os produtos que recomendamos)

Protetores Solares Labiais: Use sempre também protetores solares labiais, pois os lábios são locais que também ficam expostos ao sol e acabam não recebendo proteção dos protetores comuns.

Produtos Banana Boat: Os produtos da linha Banana Boat são produzidos com muito cuidado e possuem Aloe Vera, além de outras substâncias que fazem muito bem para a pele e garantem um bom resultado.

Protetor solar para crianças e bebês: Crianças e bebês necessitam de cuidados diferenciados, como por exemplo produtos que não irritem os olhos. Veja os produtos epeciais para os pequenos.

Hidratantes – Pós-sol: Após algum período de exposição ao sol, a pele tende a ficar ressecada, podendo em alguns casos até descascar. Para manter a pele bonita após a exposição solar, uma dica importante, é utilizar uma loção ou gel hidratante para sua pele ficar ainda mais bonita e evitar que ela descasque.

Bronzeadores: Para garantir um bronzeado perfeito, veja os óleos e loções bronzeadoras que ajudam a conquistar o tom de pele desejado, sem que você tenha surpresas no final do verão.

Guarda-sóis: Sabia que um guarda-sol também pode ter FPS? Veja aqui na LojaTudo os guarda-sóis que temos disponíveis e confira o Fator de Proteção Solar de cada um.

Postado em Dicas por

LojaTudo