Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos. São usadas com o auxilio da furadeira, que faz com que a broca gire e perfure o material onde se deseja obter o furo.

Existem inúmeros tipos de brocas com formatos e tamanhos diferentes, cada uma para algum tipo de função especifica. Por isso é muito importante saber a medida e o material a ser trabalhado, para escolher corretamente a broca.

Algumas brocas são utilizadas para abertura de sulcos ou outras operações além da perfuração.

Aqui vamos mostrar como utilizar corretamente as brocas, conhecer as brocas mais utilizadas no mercado e os cuidados ao utilizar as brocas.

Como furar uma peça corretamente:

1 - Ao iniciar recomendamos demarcar o local a ser furado com uma leve puncionada, isso evita que a broca saia do ponto de furo ao iniciar a operação.

2 - Sempre que possível prender a peça a ser furada com grampos ou torno de bancada.

3- Use o fluido de corte para lubrificar e esfriar a broca. O calor excessivo desgasta rapidamente o fio de corte, vindo a inutilizar a broca.

4 -Para realizar furos de grande diâmetro, faça em etapas, comece com uma broca de diâmetro menor que servirá como guia para a broca de diâmetro maior e assim até chegar ao diâmetro desejado.

5 - Ao furar metais recomendamos que fure de 10 a 20 segundos e espere até que a broca esfrie, se passar deste tempo a broca pode sofrer um superaquecimento e vir a perder o fio de corte.


Precauções:


• Não se deve usar uma broca para madeira, em uma parede de alvenaria ou em uma superfície metálica, isso pode causar acidentes, portanto sempre siga as especificações do fabricante e utilize a broca correta para cada tipo de superfície.

• É importante lembrar de proteger sempre os olhos e as mãos com óculos de proteção e luvas.

• Sempre que colocar a broca na furadeira, verifique se a furadeira não está ligada a rede elétrica.

• Não usar as brocas como punção.

• Não bater com outros objetos para tentar modificar o diâmetro da broca.

Cuidados com a ferramenta:


• Sempre limpa-las após o uso.

• Mantê-las lubrificadas.

• Ao colocar a broca na furadeira certifique-se que está bem fixa, evitando danificar a haste.

Aqui vamos destacar as brocas mais conhecidas e utilizadas:


Broca de VÍdea - para Concreto



Brocas para furar materiais muito resistentes como paredes de alvenaria, ladrilho, concreto, mármore, etc.
Possui a ponta com forma de flexa e é capaz de furar em segundos qualquer parede. Deve ser usada com a furadeira na posição martelete para agilizar o trabalho e potencializar o furo.

 

Aço Rápido – Broca para metais

 

Brocas helicoidais com haste cilíndrica e corte à direita. Feitas para furar metal, fabricadas em material único como "aço rápido" (HSS). Possui fio de corte super afiada e garante um ótimo acabamento.



Broca Escalonada



Possibilita rápida penetração e elimina a necessidade de punção inicial. Permite obter diversos diâmetros com apenas uma broca, não necessita trocar de broca, o que facilita muito o trabalho.
Estas brocas são ideais para perfurar perfis com pouca espessura como: Chapas de aço, latão, alumínio, cobre, madeira, acrílico, policarbonato e etc...



Broca chata - Para madeira



Para furar madeiras a broca possui três pontas, para diâmetros maiores usam-se brocas chatas, em forma de "pá", com uma ponta central que serve de guia.

Como foi descrito acima, destacamos apenas as brocas mais conhecidas e utilizadas, pois existem vários modelos, tamanhos e diâmetros de brocas comercializados no mercado.

Se ainda houver dúvidas e para não errar na hora de escolher pegunte sempre ao vendedor, ele poderá te dar maiores informações e ajudar a escolher a broca correta para o seu trabalho.

Para visualizar todas as brocas disponíveis na LojaTudo clique aqui.

Postado em Dicas por

LojaTudo