Como conservar o aspirador de pó

A função do aspirador de pó é nos auxiliar na limpeza, mas quem é que limpa o aspirador de pó? Ninguém, na verdade achamos que basta trocar o saco que armazena a sujeira que está feita a limpeza, mas a verdade é que a limpeza do aspirador vai além da troca do saco.

A higienização deste aparelho é mais importante do que imaginamos, afinal o aspirador acumula sujeira rapidamente o que não é prejudicial somente a funcionalidade do mesmo, mas também a nossa saúde, podendo causar ou até mesmo agravar casos de rinite alérgica.

Não precisa se estressar, a limpeza do aspirador de pó é simples, rápida e vai fazer com que você economize tempo nas próximas faxinas da casa, pois isso aumenta o desempenho do aparelho, além de economizar dinheiro fazendo com que o aspirador dure por mais tempo.

Veja como fazer a limpeza:

Antes de mais nada, verifique se o aspirador de pó está desconectado da rede elétrica, sua segurança em 1º lugar.

• Utilize máscara ou pano para cobrir o nariz e a boca durante este processo, assim você evita aspirar a poeira.

• Agora devemos observar se o saco coletor está cheio até mesmo "meio cheio", se a resposta for sim, então o saco deve ser trocado, pois quando o saco está sujo o aparelho trabalha muito mais para poder aspirar a sujeira e isso faz com que o motor dele seja forçado. 

•  Antes de colocar o novo saco, limpe a câmara ou vasilha onde fica o saco coletor.

• Para trocar o saco, leia a instruções na embalagem do refil ou até mesmo no manual do próprio aspirador de pó e certifique-se que o saco esteja bem encaixado e preso após a substituição. Caso seu aspirador de pó tenha filtro Hepa, despeje a sujeira do coletor em uma sacolinha plástica e limpe o coletor.
Aqui na LojaTudo você encontra diversos modelos de sacos para aspiradores de pó, clique aqui e confira.

• Remova a mangueira e com uma haste rígida (como um cabide de roupas esticado ou até mesmo um cabo de vassoura por exemplo) verifique se há obstruções empurrando a haste até a outra extremidade da mangueira.
Agora que você já viu que nada está obstruindo, ainda com a mangueira desconectada do aparelho jogue água para a limpeza completa da mangueira e depois cuidadosamente, com a haste passe um pano para retirar o excesso de água e deixe a mangueira secando ao ar livre antes de conecta-la novamente no aspirador de pó.

•  Limpe os resíduos da escova

•  Lave as peças removíveis e o filtro de ar e deixe-os secando ao ar livre


Antes de recolocar as peças, certifique-se que todas estão completamente secas.

Pronto, seu aspirador de pó está limpo e pronto para te auxiliar na próxima faxina, faça essa limpeza do aparelho periodicamente.

Veja aqui os modelos de Aspiradores de pó que disponibilizamos em nossa loja.

Postado em Dicas por

LojaTudo