A tecnologia LED está se popularizando, pois há muitas vantagens em relação a outros tipos de iluminação, principalmente o alto desempenho, longa vida útil e economia energética. Os produtos de iluminação com tecnologia LED estão se adaptando a diferentes necessidades. O formato do momento é a Fita LED.

As fitas LEDs estão revolucionando a decoração, pois oferecem inúmeras possibilidades e dão asas à imaginação. Elas iluminam, demarcam, mas principalmente decoram o ambiente e o uso das fitas LED já pode ser visto em ambientes comerciais e aos poucos chegam às residências.

Projetadas em diversas cores de iluminação, as fitas LED são comercializadas com e sem uma proteção a base de silicone, que permite uso externo. Além disso, em geral são comercializadasem rolos a partir de 2 metros e possibilitam o corte em diversos pontos para o uso de acordo com a necessidade. Muitos modelo são comercializados com fitas dupla-face, que permitem uma instalação rápida e duradoura.

É importante utilizar um driver (ou transformador de voltagem) adequado, pois em geral as fitas LED são comercializadas em 12V, portanto é necessário um driver para transformar em 127V ou 220V. Para escolher o transformador correto é necessário calcular a corrente total da fita que você utilizará. Por exemplo. A fita possui 0,4 ampères por metro e você utilizará 5 metros. Neste caso você precisará de um driver de no mínimo 2A. Pode ter corrente maior que 2 ampères, mas não menor.

COMO INSTALAR UMA FITA LED
• Passo 1: Em um primeiro momento é preciso mensurar o tamanho da fita que irá utilizar.
• Passo 2: Corte adequadamente de acordo com o tamanho desejado e no local onde há a marcação de corte.


• Passo 3: Solde os fios do driver na fita LED. Para isso você precisará de um 
Ferro de Solda e Estanho.
• Passo 4: Efetue um teste na iluminação da fita antes de instalar (verifique se os polos estão ligados corretamente).
• Passo 5: Instale a fita LED no local desejado, pensando na melhor forma de deixar o fio o menos visível possível.
Instalação completa! É só ligar.


Algumas fitas LED são vendidas já com o driver incluso, onde o passo 3 torna-se desnecessário.

As fitas LED podem ser adquiridas aqui na LojaTudo, clicando AQUI.

Postado em Dicas por

LojaTudo