Trena Eletrônica DigitalA cada dia as trenas eletrônicas digitais, ou medidores de distância eletrônicos, tornam-se cada vez mais populares, devido a sua praticidade, facilidade de uso, rapidez nas medidas e principalmente nos preços mais acessíveis dos modelos atuais. A ideia aqui é explicar os tipos de trenas eletrônicas existentes, seu funcionamento básico bem como possíveis utilizações e limitações.

Aproveite para visitar nosso departamento de Instrumentos de Medição, que possui uma série de equipamentos imprescindíveis para sua oficina!

 

Na atual tecnologia, existem 2 tipos básicos de trenas eletrônicas, diferenciadas pelo seu princípio de funcionamento:

Trenas Eletrônicas Digitais com princípio Ultra-sônico - muito parecido com um sonar, estes modelos emitem um som numa determinada direção e calculam o tempo de retorno do ecoamento ao encontrar um obstáculo. Até 2011, este era o modelo mais comum de equipamento encontrado, devido ao seu preço acessível. Estes modelos podem possuir um laser embutido, mas somente para fins de mira, sem participação direta no cálculo da distância. Atualmente somente são encontrados para aplicações específicas como medidas de níveis de tanques industriais ou qualquer outro que o laser não possa operar com precisão.
Características dos modelos ultra-sônicos: Precisão: como o som não pode ser gerado numa área bem delimitada, o cálculo da distância baseia-se numa área média refletida pelo som, dependendo da distância do obstáculo. A vantagem é que mede obstáculos líquidos e transparentes, onde o laser poderia confundir-se devido a refração dos materiais.

• Trenas Eletrônicas Digitais com a Laser - com a modernização dos circuitos eletrônicos, tornando-os ágeis e acessíveis o suficiente, as trenas laser são a grande maioria oferecidas atualmente. Há 2 modelos, num primeiro o princípio é parecido com os modelos Ultrasônicos, porém neste caso é emitido um feixe laser codificado e o equipamento calcula o tempo de retorno do reflexo deste feixe. Como sabemos que a luz é extremamente rápida, fica fácil imaginar o quão rápido deve ser o detector e a eletrônica destes equipamentos. Outro tipo de modelo utiliza o envio de feixes em diferentes frequências, e através de uma série de cálculos a partir do aspecto do feixe refletido, calcula a distância percorrida com ótima precisão. As trenas à laser são a grande maioria de medidores portáteis para uso profissional e hobby, devido à sua grande precisão e alcance além da atual acessibilidade.

 

Agora que você já conhece os modelos existentes, escolha a sua trena eletrônica digital na LojaTudo, clicando aqui. Para mais informações sobre o funcionamento das trenas, veja os vídeos das trenas eletrônicas da LojaTudo em nosso canal do Youtube.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo