Com o passar dos anos cada vez mais nos preocupamos com o meio ambiente, claro que nesta década ouvimos falar muito mais de coleta seletiva, reciclagem, tratamento do lixo doméstico entre outras medidas para preservar as nossas fontes e o meio ambiente, e não é por menos que este seja nosso dever e a nossa missão tornar a coleta e o descarte de lixo uma realidade.

Estamos em um tempo que a informação chega muito rápido até as pessoas, então está relativamente mais fácil de se obter informações sobre as coletas, dias, horários ou estabelecimentos que coletam os lixos para descarte adequado.

Apesar de ter uma grande quantidade de pessoas que coletam e cuidam para que os lixos sejam descartados corretamente, ainda temos sérios problemas com a coleta principalmente de lixos eletrônicos.

 

• O que é lixo eletrônico?

O lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, como por exemplo: monitores de computadores, telefones celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, notebooks, lâmpadas eletrônicas fluorescentes, pilhas, baterias etc...

 

• Você sabia?

* Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.

* Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico, cerca de 36% do lixo eletrônico da América Latina.

* A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

* Em 2017, volume de lixo eletrônico no mundo aumentará 33%.

 

 

• Quais os danos são causados ao descartar o lixo eletrônico em lugares inadequados?

Como estes equipamentos possuem substâncias químicas como; chumbo, cádmio, mercúrio, berílio entre diversas outras substâncias em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.

Também são compostos por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

 

• Qual o local correto para descartar os lixos eletrônicos?

O correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem ou em pontos específicos que coletam o lixo para descartar em locais apropriados.

Em alguns casos existe a informações sobre os pontos de coletas do próprio fabricante em uma etiquetas colada no próprio aparelho.

Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.

 A LojaTudo também é um ponto de coleta, portanto se você possui algum tipo de lixo eletrônico não descarte no lixo comum, traga até a nossa loja física, localizada em São Paulo (clique aqui para ver a localização).

Aproveite e leia o artigo LojaTudo: Ecologicamente Correta e Sustentável! (clique aqui para ler), nele você terá todas as informações de como descartar os seu lixo eletrônico corretamente na LojaTudo, como são os processos e tramites que a loja tudo utiliza para coletar e descartar o lixo eletrônico e muitas outras informações sobre o assunto.

* Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente

Postado em Dicas por

LojaTudo