Neste artigo falaremos sobre as unhas e cutículas. Além disso, daremos dicas bastante úteis para a beleza e a saúde dos pés.

Cutículas

Cuidados com os pés - CutículasAs cutículas são uma proteção da pele. Além de proteger, as cutículas fazem a vedação do espaço entre a nossa pele e a unha. O nosso organismo precisa de proteção na parte entre a unha e a pele dos dedos, logo quanto mais for retirada a cutícula tende a nascer mais grossa. Como as cutículas são uma proteção da nossa unha, o ideal é não tirá-las demais, pois isso abre caminho para a entrada de micro-organismos. Quando ocorre sangramento na região, o ambiente se torna mais perigoso ainda, por isso quando for à manicure, leve sempre o seu material e caso não possa levar, a dica é verificar sempre se o salão tem autoclave para esterelização das ferramentas.

Nos pés, nunca retire as cutículas, pois a região costuma ficar abafada e é lavada poucas vezes por dia ao contrário de nossas mãos. Há riscos de infecções por fungos e bactérias. Os especialistas sugerem que caso deseje algum resultado estético nos dedos dos pés ao invés de remover as cutículas apenas empurre levemente mantendo o formato da unha.

Antes de iniciar o tratamento das cutículas, certifique-se de que a região está limpa, amoleça as cutículas com água morna e retire-as acompanhando o formato de duas unhas. Portanto a melhor hora de cuidar das unhas é logo após o banho. Veja bem se você está utilizando as ferramentas corretas, específicas para cutículas. Não improvise utilizando alicates ou tesouras de unhas por exemplo, pois pode ser perigoso.

 

Unhas

Cuidados com os pés - UnhasAs unhas das mãos crescem mais rápido que a dos pés por que não há nada que as impeçam de crescer, como sapatos, por exemplo. A primeira dica importante é que as unhas também precisam respirar, e para ter as unhas sempre bonitas, o ideal é que fiquem pelo menos um dia da semana livre de esmaltes e bases.

Quem tem familiares com histórico de unhas encravadas deve ficar atendo, pois o problema costuma ser hereditário e pode aparecer logo nos primeiros anos de vida. O dedo que mais sofre com a unha encravada é o dedão do pé, pois é pressionado pelo dedo do lado. Quase todos os casos de unhas encravadas são desencadeados por corte errado das unhas. Ao contrário do que muitos pensam, o corte das unhas dos pés deve ser reto, pois com o corte arredondado as unhas tem mais chances de encravar. Uma dica é não mexer no canto da unha por que isso pode virar uma inflamação. Se a unha encravar, não cutuque. Se estiver doendo, procure um médico (dermatologista, ou clínico geral), pois a área pode estar infectada.

Lavar bem os pés, principalmente no meio dos dedos e ao redor das unhas, é muito importante para evitar problemas. A solução mais simples e segura para limpar a parte interna da unha é utilizar uma escova de dentes macia. Hidrate os pés depois do banho com um creme. Agora com todas essas dicas você terá sempre um pé super saudável e bonito.

 

Veja AQUI produtos que indicamos para que você tenha cuidados com as unhas e cutículas.

Postado em Dicas por

LojaTudo