DICAS PARA PASSAR ROUPAS:
Passar roupas pode ser uma tarefa difícil e causar pavor a muitas pessoas. Daremos dicas e cuidados para que você perca um pouco desse medo e a auxilie para um passar de roupas mais rápido, agradável e seguro:

1. Ferro de passar roupas:
Existem ferros secos e à vapor, o ferro à vapor é um bom aliado para retirar rugas dos tecidos. É aconselhável um ferro com a base de cerâmica pois não colam a roupa e duram mais.
Respeite sempre o limite máximo de água permitido no seu ferro.
Clique aqui e confira nossos ferros de passar roupas.

2. Tábua de passar roupas:
A tábua é o melhor lugar para se passar roupas, tem a superfície dura e lisa e as laterais servem para o encaixe das roupas facilitando passar o ferro.
Sempre a regule para uma altura agradável (na altura do quadril), que não prejudique suas costas e que não haja o cansaço. Seu cotovelo deve ficar dobrado num ângulo de 90º e seu ombro tem que se mover livremente.
Clique aqui e confira nossas tábuas de passar roupas.

3. Facilitador de passar roupas:
Tenha sempre em mãos na hora de passar roupas, ideal para o ferro deslizar sobre os tecidos e manter o cheirinho de roupa lavada por muito mais tempo.

4. Roupas limpas:
Só passe roupas limpas. Para roupas sujas ou manchadas, o calor do ferro pode fixar as manchas amarelas de suor e intensificar os odores do tecido.

5. Maquina de lavar:
Coloque sempre roupas até a quantidade máxima indicada na máquina. Excedendo o limite, tem mais chances de a roupa sair da máquina amassada e com vincos.

6. Pendurar roupas após lavá-las:
A melhor forma de facilitar na hora de passar suas roupas é sempre após lavar a roupa, tirá-las da máquina antes de secarem e dar uma leve sacudida retirando o excesso de água e alisando o amassado. Logo após, se houver espaço, o ideal é pendurá-las no cabide para secar. Dependendo do tecido e do tipo de roupa, seguindo esse passo, na maioria dos casos evita ter que passá-las.
Para tecidos grossos e pesados como jeans, mesmo com essa dica terá que passá-la, mas se pendurada bem esticada sem dobrá-las, a tarefa de passá-las ficará muito mais fácil e rápida.

7. Não usar pregador:
Evite pendurar roupas para secar com pregadores, dependendo de onde fixá-lo, pode marcar a roupa e deixar o trabalho de passá-la mais difícil e demorado. O mesmo serve para roupas dobradas no varal.

8. Olhar a etiqueta da roupa*: 
Muitas roupas vêm com desenhos na etiqueta, indicando a forma certa de passá-las. Preste atenção em cada símbolo para não estragar a peça.

9. Separar as roupas por tecido**:
Facilita na hora de passar a roupa. Cada tecido tem uma temperatura ideal para ser passada. Tecidos mais delicados, normalmente são passados com temperatura baixa, diferente de roupas mais grossas como calça jeans, que aguentam mais calor e são passadas na temperatura mais alta do ferro. Com a separação de tecidos, a regulagem ocorrerá gradativamente (sempre da menor temperatura para a mais alta).

10. Cuidados com roupas com estampa e de cetim:
Sempre passar estampas do lado avesso para que a temperatura do ferro não queime e danifique a peça.
O mesmo serve para roupas pretas e de cetim, quando não passadas do avesso podem ficar com partes brilhantes, estragando a peça para sempre.

11. Passar camisa:
Comece sempre pelas áreas menores como colarinho e punhos, só após as partes maiores e mais delicadas de passar, evitando assim enrugá-las.

12. Pendurar as roupas após passá-las:
Pendure as roupas logo após passá-las para que não amassem. Espere as roupas ficarem frias para guardá-las no armário (roupas quentes são mais fáceis de amassar).


*Sinais a serem observados nas peças que serão lavadas e passadas:

Como lavar e passar roupa


**Tipos de tecido para cada temperatura:

1. Nylon e Lycra:
Tecidos a serem passados em primeiro, pois são mais delicados e requerem temperaturas mais baixas. Esses tecidos têm propriedades que permitem serem desamassados com facilidade, passe o ferro em movimentos rápidos e sempre atento para não queimá-los.

2. Seda:
Também é um tecido leve, fácil de passar e que requer temperatura baixa. Indicado passar a peça do avesso e sem vapor para não perder o brilho característico.

3. Poliéster:
Tecido mais resistente ao calor que requer uma temperatura maior do ferro. Use o vapor para facilitar.

4. Jeans e veludo:
Por serem tecidos mais grossos e pesados eles são mais resistentes ao calor, então o ideal é usar a temperatura e a opção de vapor mais altas do ferro.
No caso do veludo, assim como outros tecidos com brilho, o certo é passá-lo do avesso.


Agora que você já sabe algumas dicas para facilitar a hora de passar roupas, confira nossos ferros de passar roupas clicando aqui.

Postado em Dicas por

LojaTudo