Atualmente os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Não se preocupando mais somente com a funcionalidade e qualidade de um produto. Hoje eles desejam produtos sustentáveis, econômicos e que ofereçam menos impactos à natureza. Para atingir o objetivo desses consumidores as empresas têm buscado formas alternativas e novas tecnologias para produzir seus produtos.

Um grande exemplo disso é a tecnologia LED.

 

Mas afinal, o que é LED?

O termo em inglês é Light Emitting Diode, ou seja, um diodo emissor que ao receber energia excedente a libera em forma de luz.
Essa tecnologia foi criada pelos Russos em 1927, mas só começou a ser utilizada pela indústria por volta dos anos 60. Inicialmente o LED era utilizado como pequenas lâmpadas de controle remoto, pequenas lâmpadas de rádio e em aparelhos de sinalização.

Hoje essa tecnologia esta presente em diversos aparelhos do nosso dia a dia como em celulares, câmeras fotográficas, notebooks, televisores, faróis e interiores de automóveis. Mas é no setor de iluminação residencial e empresarial que ela vem ganhando grande força.

Cada vez mais os consumidores têm substituído lâmpadas comuns por modelos com tecnologia LED.

 

Quais são as vantagens das lâmpadas LED?

Quando comparadas com lâmpadas de outras tecnologias, como incandescente, fluorescente, vapor metálico e outros, as lâmpadas com tecnologia LED possuem as vantagens abaixo:

EFICIÊNCIA LUMINOSA:  Proporcionam uma iluminação mais eficaz.
TAMANHO COMPACTO: Um circuito de iluminação LED em geral ocupa um menor espaço do que uma lâmpada comum ocuparia.
BAIXA TEMPERATURA: As lâmpadas não produzem calor, podendo ser utilizadas inclusive em locais onde lâmpadas quentes não poderiam.
LONGA DURABILIDADE: Outra característica é que as lâmpadas de LED, oferecem em geral uma longa vida útil, diminuindo o número de trocas e de lâmpadas queimadas
VERSATILIDADE: Por se tratarem de lâmpadas eletrônicas, há modelos onde podemos controlar a cor, ou a luminosidade por controle remoto. Há também alguns modelos de refletores que podem ser ligados em sequência e gerarem um show de luzes, são os chamados Wall Washers
ECONOMIA NO BOLSO:
 As lâmpadas LED consomem muito menos energia do que as lâmpadas que estamos acostumados. Chegam a economizar até 10 vezes mais energia elétrica quando comparamos com lâmpadas comuns.
ECOLOGICAMENTE CORRETAS: Em se tratando de meio ambiente, as lâmpadas LED possuem duas grandes vantagens: A primeira é com relação a longa durabilidade das lâmpadas, pois diminui o número de lâmpadas queimadas no meio ambiente. A segunda vantagem está relacionada ao baixo consumo de energia elétrica. Outro fator que deve ser considerado é o fato de, ao contrário de outras lâmpadas, as lâmpadas LED não emitem mercúrio nem outros gazes prejudiciais a natureza.

Quadro Comparativo: Convencional X LED


As lâmpadas de LED ainda não são as mais utilizadas no mercado. Um dos motivos, pode estar relacionado ao alto valor agregado das lâmpadas e refletores com esta tecnologia, mas quando colocamos na ponta do lápis e comparamos o seu custo a longo prazo, as lâmpadas LED se tornam mais baratas considerando o custo com energia elétrica e troca de lâmpada ao longo dos anos. Esta tecnologia vem em um forte crescimento e ao que tudo indica deverá ser a principal tecnologia de iluminação nos próximos anos, pois a preocupação com a preservação do meio ambiente aumenta cada vez mais e novas tecnologias como a de lâmpadas de LED são olhadas sempre com bons olhos.

 

FALANDO NISSO: Clique aqui e veja os modelos de lâmpadas com tecnologia LED disponíveis na LojaTudo e comece você também a poupar a longo prazo e fazer um bem ao meio ambiente.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo