Durante muito tempo, as lâmpadas fluorescente tubulares dominaram o mercado de iluminação comercial, e mesmo residencial em áreas específicas como cozinhas, garagens e lavanderias.

A tecnologia fluorescente como sabemos necessita de um reator para ser acionada, aumentando a complexidade de instalação, consumo de energia e torna-se um ponto de falha/custo adicional. Sim, elas são muito mais econômicas do que as "edissonianas" incandescentes, e é o que existia até o momento para economia de energia. Além disso as lâmpadas fluorescentes tem uma vida útil relativamente baixa (3 a 5 mil horas) e produzem um resíduo tóxico de maneira que não podem ser descartadas no lixo comum, principalmente por causa do elemento mercúrio.

Todos sabemos que a tecnologia de iluminação LED vem ganhando força e sendo aplicada cada vez mais em nosso dia a dia. A barreira de entrada que tínhamos era o seu preço, capacidade de iluminação e padronização do formato para substituição das lâmpadas convencionais. Com a evolução de sua tecnologias, estas barreiras estão caindo.

Chegou a hora de aposentarmos as fluorescentes, em prol da tecnologia LED. Neste momento podemos dizer que temos lâmpadas tubulares tecnologia LED por um bom preço, excelente capacidade de iluminação e troca pelas lâmpadas convencionais de maneira muito simples, inclusive eliminando a necessidade do reator! As lâmpadas possuem o formato padronizado de acordo com suas antecessoras, contendo o tubo (que agora na maioria dos modelos é acrílico) e os conectores, idênticas as fluorescentes.

Imagem da lâmpada tubular LED com e sem a capa translúcida

A ligação é feita diretamente na rede elétrica, eliminando a necessidade de reatores e facilitando a ligação e quantidade de fiação elétrica,  além de possuírem uma vida útil muito maior (de 10 a 20 mil horas).

O consumo? Pelo menos 40% menor do que as fluorescentes, já proporcionando uma economia direta em seu orçamento. Além disso, as lâmpadas fluorescentes possuem um decaimento em sua iluminação relativamente alto ao decorrer de sua vida útil, algo que acontece com menor intensidade na tecnologia LED.

Podemos destacar as seguinte economias:

  • Menor consumo de energia
  • Menor custo de manutenção, pela sua maior vida útil
  • Não necessita de reator
  • Iluminação semelhante ou melhor do que a fluorescente
  • Menor decaimento de iluminação durante a vida útil da lâmpada

Na LojaTudo você já encontra esta tecnologia e beneficiar-se dela, clicando aqui.

 

Postado em Dicas por

LojaTudo