A sigla EPI significa, Equipamentos de Proteção Individual, estes equipamentos são obrigatórios em atividades profissionais que exista algum tipo de risco físico para o trabalhador.

Sabemos que as vezes é desconfortável utilizar estes equipamentos, mas são de grande importância. Os EPI's podem salvar vidas, por tanto é necessário que todos entendam que ele é extremamente importante.

Os EPI's podem evitar muitos acidentes, pequenos hábitos podem mudar toda a história, por isso é tão importante não só a concientização do colaborador mas também do empregador.

Os equipamentos basicamente são iguais para todas as atividades, aqui vamos destacar os mais comuns, estes itens são; óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, botas, entre outros itens de proteção.

Esses acessórios são indispensáveis em fábricas, processos industriais em geral, construções civil, inclusive em canteiros de obra e etc.

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências graves em casos de acidentes de trabalho.

Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças, em que possam comprometer a capacidade de trabalho e da vida dos profissionais.

Vamos detalhar alguns itens de EPI's indispensáveis para o trabalhador:

• Óculos de Proteção: Geralmente o óculos de proteção é incolor, protege e evita que caia detritos ou alguma substância nos olhos.

• Protetor auricular: O protetor auricular deve ser utilizado em locais onde possua alto nível de ruido.

• Máscara: Para ser utilizada em locais onde há emissão de gases tóxicos constante, evita a inalação desses gases que são prejudiciais a saúde.

• Capacete: É utilizado principalmente na construção civil, em canteiros de obras. Para a proteção da cabeça em atividades em que haja risco de impacto ou penetração provenientes de queda de objetos e choques elétricos.

• Luva: Para a proteção das mãos para quem trabalha com carga e descarga de materiais, construção civil, mineração, indústria petroquímica, entre outras atividades.

• Bota: A bota é essencial para evitar cortes nos pés, choques elétricos, entre outros. A sola deve ser emborrachada com travas antiderrapante para evitar quedas.

Agora que sabemos a importância dos EPI's, todos devem compreender que o uso de equipamentos de proteção deve ser constante no dia a dia da empresa.

Veja aqui todos os equipamentos de proteção individual disponíveis na LojaTudo.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo