Ferramentas bagunçadas

Manter sua oficina organizada, qualquer que seja o tamanho dela, lhe proporcionará economias direta e indiretamente. Se você é do tipo bagunceiro ou mesmo acha que não tem tempo para este tipo de coisa reconsidere sua posição lendo todas as vantagens abaixo:

Para aqueles que possuem diversas ferramentas, numa oficina de tamanho considerável, a organização é fundamental. Não é incomum acharmos numa grande oficina desorganizada várias ferramentas idênticas, pois na bagunça e na pressa muitas vezes não se acha a bendita e assim acabada adquirindo-se outra, o que vai propagando a desorganização.

Outro ponto é o que se perde para localizar a ferramenta. Todos sabemos, tempo é dinheiro, e se você perde muito tempo procurando está perdendo dinheiro, ou no mínimo poderia fazer outra atividade e render mais. O pior, ainda não localziar a ferramenta correta e "gambiarrar" com a primeira que localizar e não efetivar o serviço da melhor maneira possível.

E para você que possui pequenas caixas de ferramentas ou um armário de manutenção, lembre-se, todos ao longo da vida terão uma quantidade considerável de ferramentas. Assim quanto antes começar a manter sua organização, mais fácil. Muitas vezes não tempos a pretenção de possuir uma grande oficina, mas se voce é do tipo "faz-de-tudo", isso ocorrerá sem dúvidas.

E ainda, mantenha sempre suas ferramentas em condições de uso após um serviço. È comum sujar as mesmas ao utilizar numa construção, serviço mecânico, hidráulico.... Assim quando voce for utilizar na próxima vez terá uma ferramenta com oxidação minimizada, lubrificada e não engripando e a possuirá em condições de usos por anos.

 Ferramentas Organizadas

 Aqui vão algumas dicas para sua organização:

1. Planejar a tarefa antes de realizá-la vai ajuda-lo a mentalizar as ferramentas e materiais necessários. Assim você economizará tempo coletando ferramentas ou mesmo comprando, evitando sair de sua atividade várias vezes caso seja distante.

2. Existem cintos com suportes para ferramentas para facilitar o seu trabalho caso ele exija movimentação. Isto facilitará a acomodação, para pegar a ferramenta, poupará sua postura e suas costas ao evitar ficar agachando toda a hora e não perde-las pelo caminho.

3. Após o serviço, sempre faça no mínimo uma limpeza básica de suas ferramentas, enxugando caso estejam molhadas, limpando sujeira de graxa ou detritos de construção e lubrificando caso seja necessário.

4. Não largue ou guarde suas ferramentas de qualquer manieira após concluir sua tarefa, muitas vezes estamos esgotados do trabalho duro que deu para realizá-la, mas gastar alguns minutos adicionais no armazenamento vai economizar seu futuro trabalho!

5. Acondicione as ferramentas adequadamente. Coloque em armários, gavetas ou caixas móveis. Também existem barras imantadas para paineis que são muito boas para chaves avulsas. Aqui na LojaTudo temos produtos para esta finalidade (clique aqui)

6. Categorize o acondicionamento das ferramentas. Coloque bits do mesmo tipo jutntos, chaves de boca ou combinadas, soquetes, alicates, ... Não há coisa mais chata do que ficar um tempão procurando as ferramentas ou mesmo nem lembrar que ela existe. Pior ainda achar a ferramenta depois do seu serviço que poderia ter lhe economizado muito tempo!

Estas discas são bastante úteis para profissionais liberais, hobistas e pequenas manutenções. Claro que grandes oficinas possuem pessoal especializado somente para tudo o que falamos neste artigo, os famosos almoxarifados.

Também aceitamos sugetões, basta colocar seus comentários abaixo que avaliaremos com muito prazer!

Postado em Dicas por

LojaTudo