Com a pressa do dia a dia, fazer alimentos na panela de pressão é um adianto para poupar tempo, podendo cozinhar alimentos até 3 vezes mais rápido que na panela comum. Então, para você que tem medo ou até mesmo não sabe como manusear uma panela de pressão, fizemos esse artigo para esclarecer dúvidas frequentes e alertar sobre cuidados que devem ser tomados.

CUIDADOS E DICAS:
A panela de pressão a ser comprada, SEMPRE deve conter o selo do Inmetro, que é uma garantia de segurança e o que comprova que a panela foi passada por diversos testes antes de ir para as lojas. Usando de forma correta e fazendo manutenções adequadas, não há perigo de explosões.
Começaremos pelo primeiro passo a ser tomada após a compra:
SEMPRE respeitar a capacidade máxima da panela, algumas contém um risquinho do lado de dentro indicando o máximo a ser colocado de água, para panelas que não contém esse nível, o recomendado é enxer no máximo até a metade. 
Todas as vezes após usar, verifique se a válvula não entupiu por conta de pedaços de alimentos. Para isso enfie um palito de dente nos orifícios da válvula com pino até atravessar para o outro lado.
Com o tempo, a válvula de segurança começa a vazar vapor, essa é a hora de trocá-la (nunca substitua a válvula por outros objetos que vedem totalmente a saída de ar), o recomendado é sempre que houver esse vazamento, trocar por outra válvula de segurança, de preferência, da mesma marca da panela.
A borracha de vedação da panela deve ser sempre trocada quando ressecada. Uma dica válida para prolongar a vida útil dela, é sempre após lavar, retirá-la da tampa e guardar separadamente, evitando o laciamento da mesma.
Para finalizar, o jeito certo de abrir uma panela de pressão após o cozimento do alimento, é esperar que ela esfrie naturalmente e consequentemente diminua a pressão interna, e só após isso soltar a trava de segurança e retirar a tampa. As panelas com selo do Inmetro podem ser colocadas embaixo da torneira de água fria após a retirada da panela do fogo, mas não é o aconselhado.

Panela de Pressão Montada

COMO USAR A PANELA DE PRESSÃO:

Passo 1 Panela1 - Coloque o alimento a ser cozido dentro da panela;





Passo 2 Panela2 -
Coloque água na panela (aproximadamente 2 dedos acima do nível do alimento);





Passo 3 Panela3 -
Tampe a panela observando se ela está totalmente vedada;







Passo 4 Panela4 -
Leve ao fogo alto até começar a ferver (quando o pino começa a chiar e balancar);










Passo 5 Panela5 -
Abaixe o fogo e cumpra o tempo necessário após fervura do alimento (indicado na embalagem do próprio alimento);









Passo 6 Panela6 -
Desligue o fogo;










Passo 7 Panela7 -
Tire a panela do fogo;







Passo 8 Panela8 -
Espere esfriar e sair toda a pressão interna;







Passo 9 Panela9 -
Após tudo isso, abrir a panela (nunca tire a tampa sem toda a pressão ter saído).

 




ITENS DE SEGURANÇA DA PANELA QUE SEMPRE DEVEM SER OBSERVADOS:

Bico PanelaPalito de Dente PanelaVÁLVULA COM PINO:
O pino é um peso que garante que a pressão continue constante. Deve ser limpo toda vez após a panela ser usada.
*Limpar com palito de dente (enfiar o palito por um orifício até atravessá-lo).






Válvula de SegurançaVÁLVULA DE SEGURANÇA:

Se o pino entupir, a válvula de segurança se rompe e a panela não explode. Sempre que vazar vapor pela válvula de segurança é a hora de trocá-la (sempre por válvulas originais, de preferência da mesma marca da panela).
*Nunca subtituí-la por outros objetos como parafusos.






Borracha de Vedação PanelaBORRACHA DE VEDAÇÃO:

Uma borracha encontrada na tampa que ao fechar veda a panela evitando o escape de vapor. Deve ser trocada sempre que estiver ressecada, rasgada, ou até mesmo laciada.
*Sempre guarde a borracha separada da tampa, para aumentar a vida útil da mesma.







Agora que você perdeu o medo da panela de pressão, ou até mesmo aprendeu como usá-la, confira nossas panelas de pressão clicando aqui.

Postado em Dicas por

LojaTudo