Hoje em dia poucas são as pessoas que sabem destinguir os tipos de martelo, cada um destinado a um trabalho diferente, dependendo das variaveis de uso como o peso, formato e o material.

Para isso separamos abaixo os principais martelos utilizados e seus respectivos fins:

• Martelo de Estofador:

Martelo EstofadorUm martelo perfeito para ser usado para pregar quadros leves, ou para pequenos serviços dentro de casa. Esse martelo possui a cabeça achatada na parte de trás.





• Martelo de Pena:

Martelo PenaEsse martelo é usado em mecânicas industriais e serve para realizar a manutenção geral de equipamentos.





• Martelo de Unha:

Martelo de UnhaO martelo de unha é usado para arrancar pregos ou abrir caixas, graças a sua extremidade fendida.
Clique aqui e veja os modelos disponíveis em nossa loja.





• Martelo de Bola:

Martelo de BolaUma das extremidades desse martelo é em forma de bola, ele se torna muito usado em funalarias para reparos automotivos, pois é próprio para bater em metal ou aplicar rebites.
Clique aqui
 e veja o modelo disponível em nossa loja.




• Marreta:

MarretaTem uma cabeça de aço pesada e interiça, é muito utilizada em trabalhos mais pesados. Muito utilizado em obras.
Clique aqui
 e veja o modelo disponível em nossa loja.




• Martelo de Faces Macias:

Martelo de faces maciasEsse martelo é usado em superfícies que não se quer danificar. Geralmente, a cabeça tem um material diferente que pode ser o cobre, a borracha ou nylon. O mais comum é o da face de borracha, onde um lado possui borracha dura e o outro mole.




• Martelo de Forja:

Martelo de ForjaÉ um martelo para quem precisa fazer trabalhos pesados, existem variados modelos com cabeças semelhantes às do martelo de bola, de pena e com faces achatadas. Porém uma cabeça desse martelo pode pesar até 9Kg.





Ao usar um martelo é necessário sempre proteger os olhos e as mãos, para isso utilize óculos de segurança e luvas de proteção.
Clique aqui e veja os itens de EPI.

Como preservar um martelo?

Uma das formas de preservar o martelo, para que ele dure por mais tempo, é na hora de utiliza-lo. A forma correta é sempre golpear o martelo perpendicularmente à superfície ou ferramenta de trabalho, evitando o desgaste prematuro da face de impacto, bem como seu lasqueamento.

É importante para sua segurança, sempre verificar se o martelo está inteiro e firme na base, jamais utilize martelos com cabo solto ou danificado, ou que apresentem rebarbas, trincas ou desgaste excessivo da cabeça.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo