É importante saber a potência do produto, para que o consumidor possa saber se sua rede elétrica suporta a o uso daquele determinado equipamento. É uma questão de segurança e economia

Mas afinal, o que é essa potência? A portência nos aparelhos é a quantidade de energia que o aparelho precisa receber por unidade de tempo para funcionar em seu estado ideal, ou seja, com todas as funcionalidade que fizeream com que você o escolhesse.

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia) exige que os eletrodomésticos tenham uma etiqueta onde está escrita a potência (em Watt) ou a corrente (em Ampère) que produto consome. Essa informação é importante para certificar que o projeto elétrico de sua casa suportará sem riscos e ainda te ajuda saber quanto você vai pagar por este consumo no final do mês.

Exemplo uma TV LCD precisa de uma tomada que suporte 200 Watts, imagine então que a maioria conecta extensões na mesma tomada para poder conectar outros aparelhos na mesma tomada, como TV, DVD e conversor da TV a cabo.
Para que você possa ligar todos esses equipamentos com segurança é preciso revisar as instalações e verificar se os fios são os mais indicados para o tipo de potência, se não há folgas na fiação (que dispersam a energia, transformando em calor e acabam gerando o superaquecimento dos fios).

Tendo essas preocupações você garante não só a segurança de sua família, como também a qualidade e bom funcionamento do seu aparelho.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo