Review feita por Marcos Pivari - MACAMP.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 1

Existem diversos modelos de fogareiros no mercado, onde cada um visa atender a um perfil diferente de campista. O fogareiro horizontal é mais indicado para acampamentos que permitam um pouco mais de comodidade e espaço na bagagem sem abrir mão da praticidade.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 2

Nos extremos dos modelos, temos os mini fogareiros que podem ser dobrados em uma caixinha pequena e alimentados com um cartucho de gás de menores dimensões. Estes mais indicados para trilhas e aventuras de mochila, onde cada peso ou volume a menos é preponderante. Já para os acampamentos familiares e de longa estada temos os fogões de duas bocas, alguns até com forno. Estes já mais volumosos e pesados trabalhando com botijão de gás GLP que garantem conforto, economia de energia e autonomia.

O Fogareiro que analisaremos agora se configura como "fogareiro horizontal portátil". Seu diferencial é a pouca altura mesmo com o cartucho de gás, a boa área de apoio da panela e o conjunto de controles muito prático que conta com regulador de chama de boa dosagem, acendimento automático (o que dispensa o uso de isqueiro ou fósforo) e fácil manuseio do cartucho de gás.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 3

O cartucho utilizado é o chamado (CAMPGAS). Possui o formato do famoso "spray" cujas dimensões permitem que trabalhe deitado deixando o próprio fogareiro com um centro de gravidade bem baixo evitando tombamentos.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 4

Geralmente vem acompanhado de uma maleta própria o que facilita a guarda e o transporte. A grade de apoio pode ser retirada para fácil limpeza e será posicionada ao contrário para guardá-lo na maleta. 

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 5

Logo ao lado temos o espaço para acomodar o cartucho de gás em seu interior - Uma trava em formato de alavanca faz todo o trabalho de encaixe e pressionamento.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 6

Para o uso é muito simples e fácil. Ajuste o regulador do estado de repouso (desligado) até o final quando se escutará um "click". Este é o acendimento automático que se dá por uma faísca gerada sem qualquer energia externa. Com o fogo já aceso, pode-se regular sua intensidade livremente. Em geral os tradicionais registros de equipamentos de camping são pequenos e difíceis de manusear e dosar a chama. Neste tipo de fogareiro pode-se ter o conforto e precisão ao graduar o fogo.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 7

Não deixe de guardar seu cartucho de gás em local arejado, quando for recolher seu fogareiro na maleta por mais tempo.

O equipamento dentro da maleta possui 34cm x 25,5cm com altura (espessura) de 6,5cm. A cor é verde todo em aço esmaltado (maleta de plástico preto).

Para a ligação no gás de botijão (GLP) será utilizado o adaptador que acompanha o produto e vem encaixado na parte interna do queimador. Ao retirar a grade superior do fogareiro você já visualizará a peça. Ela possui uma rosca para adaptação na saída lateral direita do equipamento e corpo para a instalação da mangueira do gás com abraçadeira. Tanto a mangueira, abraçadeira e conjunto de registro e encaixe do botijão não acompanham o fogareiro, já que existem diversos tipos que poderão ser escolhidos por você. Ao se atarraxar o adaptador, com a tampa do gás já fechada, o próprio sistema irá liberar a válvula daquela saída e a porta do cartucho não poderá ser mais aberta, já que somente um tipo de gás pode ser utilizado por vez.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 8

O fogareiro conta com algumas particularidades as vezes um tanto imperceptíveis, mas que trazem diversas vantagens ao campista. Uma delas é o conjunto da grade do fogareiro. Ele possui um formato que cerca a chama para que proteja da ação dos ventos. Além disso, possui um formato de "bandeja" capaz de acondicionar temporariamente o derramamento de líquidos sem que este escorra para dentro do equipamento ou mesmo no solo.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 9

Este tipo de fogareiro também é comum em ambientes não campistas geralmente em áreas externas. Não é incomum vê-los em programas culinários de TV onde se cozinha em locações externas. O produto também é muito utilizado em eventos, como barracas de comidas típicas, por exemplo e até mesmo pode ser usado em maior número em um única panela gigante onde a mesma é apoiada sobre três, quatro ou até cinco fogareiros.

Em nossos testes pudemos verificar que qualquer tamanho de panela é adequado para o uso do fogareiro, com exceção de uma cafeteira de base muito pequena, onde acaba apoiada sobre a própria boca do fogão o que não se faz seguro.

Fogareiro Horizontal Duppio Guepardo UA0200 Foto 10

REVIEW FEITA POR MARCOS PIVARI - MACAMP, PARA MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE NO LINK.


Se interessou pelo produto? Clique aqui para comprar.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo