A LojaTudo é um distribuidor autorizado Incoterm, fornecendo sua linha completa de termômetros, higrômetros, densímetros, barômetros e anemômetros. Além dos produtos encontrados em nosso site você pode ainda verificar no site da Incoterm e encomendar conosco com muita comodidade qualquer equipamento da linha, basta contatar um de nossos atendentes via e-mail, chat ou telefone.

Você pode notar que vários de nossos produtos possuem a opção de calibração disponível no momento da compra, e assim facilitando muito o acesso aos nossos clientes para os valores e prazos envolvidos no processo. Caso possua uma cotação de maior porte por favor nos contate para fecharmos um orçamento personalizado.

 

Abaixo descrevemos o que é o processo, como funciona e como solicitar uma calibração para a LojaTudo:

 

O que é calibração?

Calibração para instrumentos de medição é um conjunto de normas e processos de maneira a verificar a exatidão e parâmetros de operação deste instrumento (veja mais aqui). Para os instrumentos Incoterm, a calibração é o processo que define num instrumento sua exatidão em pontos escolhidos, de maneira a verificar sua precisão em relação ao especificado.

Por exemplo podemos pegar um termômetro para febre, que no caso já é calibrado por padrão pelas próprias regras da ANVISA, o laboratório RBC (Rede Brasileira de Calibração) da Incoterm testa cada termômetro para verificar se o que ele mensura é compatível com limites máximos de erros definidos pela legislação vigente.

 

Por que necessito de calibração?

Normalmente a exigência de se possuir certificado de calibração se dá pela legislação que rege sua atividade, por exemplo no ramo alimentício existem normas da ANVISA que exigem a calibração de termômetros que verificam a temperatura adequada de congeladores.

Mas nem sempre será por legislação, pode ser para o controle de qualidade, numa norma interna de sua empresa ou normas regulamentadoras ISO.

 

Como funciona o processo de calibração?

Cada tipo de equipamento possui uma metodologia diferente de calibração. Termômetros são aferidos em estufas especiais em acompanhamento de termômetros muito confiáveis aprovados pelo INMETRO, chamados de base de comparação. Assim, para os diversos equipamentos existem metodologias diferentes.

 

O que posso calibrar?

Tecnicamente todos os instrumentos de medição podem ser calibrados, desde que o laboratório que realize o serviço tenha a competência, equipamentos e autorizações necessárias para efetivar o serviço.

Na LojaTudo poderão ser calibrados equipamentos novos adquiridos em nosso site, entre eles termômetros, higrômetos (somente rastreável) e densímetros. No momento não temos calibração para barômetros, anemômetros e especificadamente Acreditada para higrômetros. O laboratório de calibração da Incoterm possui reconhecimento da Rede Metrológica do RS e seu escopo de calibração na faixa de 0,650 g/ml a 2,000 g/ml e -50 a 400ºC para calibrações de termômetros de líquido em vidro e termômetros  digitais com sensor termoresistivo.

Caso você visite um produto em nosso site que não possui as opções de calibração ou alguma opção que não lhe atenda, por favor nos procure que lhe auxiliaremos neste processo.

 

Qual a diferença entre calibração Rastreável e Acreditada RBC?

Acreditada: utiliza-se a metodologia do laboratório RBC através de processos normatizados de maneira a encontrar a exatidão da medida, desta maneira o equipamento recebe um selo do INMETRO e um certificado de calibração que comprova sua veracidade.

Rastreável: utiliza-se como base de comparação um termômetro com calibração Acreditada e mede-se sua variação, gerando um certificado contendo relatório da exatidão do equipamento.

A escolha entre utilizar acreditada ou rastreável depende de sua necessidade técnica, legislação ou norma seguida.

 

Qual o prazo de validade de um certificado de calibração?

Os certificados não contém validade explícita, ou seja, não contém uma validade. Quem define qual o período de calibração mínimo necessário é a norma a qual você está aplicado, isto porque exsitem inúmeras formas de se utilizarem os instrumentos de medição. Caso seja utilizado em ambientes agressivos ou de alto risco, provavelmente sua norma indicará um prazo curto para uma nova certificação.

 

 

Caso tenha dúvidas adicionais ou alguma cotação especial, por favor nos procure, nossos atendentes estão preparados para tratar deste assunto.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo