Em 2010 começou a valer para todos os consumidores o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas. Com muitas opiniões controvérsias. Vamos a algumas perguntas e respostas que podem esclarecer suas dúvidas:


O que é o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas?

É uma padronização no sistema de plugues e tomadas no país. Nele os plugues têm 2 ou 3 pinos redondos e as tomadas possuem um recuo (formato conhecido como “poço”) que impede o contato acidental com os dedos e não permite a conexão de apenas um pino. Os orifícios são de 4mm para equipamentos de até 10 ampères ou de 4,8mm para equipamentos de 10 a 20 ampères.


Por que foi criado o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas?

O padrão brasileiro foi criado principalmente para aumentar a segurança das conexões elétricas, já que os números de acidentes causados por choques elétricos são alarmantes: De acordo com o DataSUS foram mais de 15 mil mortes nos últimos 10 anos decorrentes de acidentes relacionados à exposição a correntes elétricas em residências, escolas, asilos e locais de trabalho.


Vantagens - SegurançaQuais são as vantagens?

O novo formato oferece maior segurança ao usuário, pelo seu formato poço, não permite o contato com os dedos quando o plugue está conectado, evitando assim o risco de choques. Além disso, os novos plugues vêm com um sistema que evita sobrecarga e aquecimento, além de oferecer um perfeito encaixe na tomada. Além da segurança, estas ações geram maior economia, pois evitam a perda de energia.


Quais são as desvantagens?

Desvantagens - Outras conexõesAs tomadas com orifícios diferentes para 10 e 20 ampères são boas por trazer mais segurança, evitando que haja sobrecarga ao ligar um equipamento de maior potência em uma tomada projetada para receber aparelhos de menor potência. Por outro lado, esta diferenciação traz algumas surpresas ao utilizar um produto pela primeira vez e nota-se a incompatibilidade com a tomada instalada.

Outra desvantagem muito comentada é que o novo padrão se diferencia dos padrões do mundo inteiro e ao efetuar a compra de um equipamento elétrico ou eletrônico em outro país, não há chances de o plugue ser compatível com as nossas tomadas.


Por que o Brasil adotou um padrão diferente?

De acordo com o INMETRO isso aconteceu por não existir um padrão internacional de tomadas, o que impossibilitaria uma adequação mundial.


Onde posso comprar as tomadas com o novo padrão?

Tomadas com o novo padrão já estão disponíveis em diversas lojas, inclusive aqui na LojaTudo. Clique aqui e veja os modelos disponíveis em nossa loja virtual, ou conheça a nossa loja física e veja todos os modelos de tomadas, extensões, réguas extensoras e muito mais.

 

Fonte: inmetro.gov.br

Postado em Curiosidades por

LojaTudo