O tema sustentabilidade está cada dia mais presente em nosso cotidiano, seja no trabalho, no supermercado ou até mesmo nos meios de comunicação. E não é preciso muito para levar esta pratica para dentro de casa e no final não é só o planeta que ganha, mas você também.

Antes de começar é importante saber o que é sustentabilidade:
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Então vamos as dicas do que você pode fazer para levar a sustentabilidade para dentro da sua casa ajudando o meio ambiente e fazendo com que você economize nas contas no final do mês.

• Reciclagem:

Separe o lixo reciclável do lixo orgânico como embalagens, papeis, garrafas pet, sacolas, latas entre outros produtos (veja a lista completa aqui), e em pouco tempo você verá que o volume do lixo orgânico será menor que o reciclável.

Em muitas cidades já existe a coleta seletiva ou postos de recebimento da própria prefeitura, além da ação do governo municipal, muitos supermercados possuem postos de recebimento de lixo reciclável.


• Evitar o desperdício de água e luz:

Você pode até não saber, mas o uso responsável de água e luz ajuda e muito a evitar o uso desnecessário dos recursos da natureza. Então sempre que sair do ambiente lembre-se de apagar a luz, tome banhos rápidos, evite usar água da torneira para lavar a calçada ou automóveis. Você perceberá a eficácia destas ações no final do mês quando chegar a conta de água e luz.


• Captação de água:

Uma outra forma muito simples de evitar o desperdício de água é fazendo a coleta da água da chuva e da máquina de lavar roupas. Esta coleta pode ser feita com baldes ou até mesmo com cisternas e reservatórios de água (clique aqui e confira o modelo disponível em nossa Loja).

Esta água poderá ser utilizada para a limpeza, lavagem de quintais e calçadas, descargas de sanitários, lavagem de automóveis e etc.


• Criatividade:

Antes de jogar algum objeto fora verifique se o mesmo não pode ser consertado ou até mesmo transformado em algo novo como parte da decoração por exemplo.


São com pequenas ações como estas que podemos ajudar a melhorar nosso meio ambiente, além de servir de exemplo para as gerações futuras. 
Faça você também a sua parte para ajudar a melhorar nosso meio ambiente, além de servir de exemplo para as gerações futuras, nós da LojaTudo já fazemos nossa parte, veja aqui nossas ações sustentáveis.

Postado em Dicas por

LojaTudo