Quando pensamos em reformar, decorar, ou até mesmo dar uma cara nova para nossa casa; pensamos em cada detalhe minuciosamente, não é mesmo?

Pensamos como aquele ambiente ficaria se pintássemos a parede de outra cor, se trocássemos a disposição dos móveis, se acrescentássemos alguns elementos na decoração e etc...

Porém, na maioria das vezes não damos importância para algo que é realmente essencial, algo simples, considerado a chave para qualquer projeto de sucesso: a iluminação.

A iluminação não serve apenas para iluminar o cômodo: ela é capaz de destacar algo especial, camuflar alguma imperfeição e dar vida ao ambiente.

Escolher as lâmpadas, luminárias e acessórios para iluminar seu ambiente não é uma tarefa rápida e nem fácil. Geralmente, esta fase leva tempo e necessita de uma atenção especial, principalmente porque, além de escolher os locais onde entrarão, também é necessário escolher quais os tipos de luminárias mais adequadas a cada espaço, além de projetar toda a parte elétrica para que as instalações sejam seguras.

Afinal, as luminárias devem ser eficientes, belas estéticamente e precisam combinar com toda a decoração.

Mas e aí? Você conhece os principais tipos de luminárias?

Luminárias embutidas 
Estas luminárias são ideais para quem busca um ambiente clean e moderno, são aquelas que ficam embutidas no forro, no teto. Instalá-las garantirá um acabamento minimalista e sofisticado.
Existem diversos modelos de luminárias embutidas. Elas podem ser fixas ou direcionadas, auxiliando a valorizar objetos de decoração, ressaltar detalhes da arquitetura ou criar algum foco de luz específico.
São recomendadas para ambientes com pé direito baixo.



Luminárias pendentes
 
As luminárias pendentes são conhecidas pelo seu efeito característico e especial.
São ideais para criar um foco de luz sobre determinado local, dando destaque a ele. Geralmente são instaladas sobre mesas, aparadores, bancadas etc.
Como elas ficam completamente expostas e chamam atenção, devem possuir um design agradável que combine com a decoração do local.
Necessáriamente, as luminárias pendentes precisam ser mescladas com outros tipos de lâmpadas e luminárias, pois sozinhas não serão capazes de iluminar o ambiente por completo.
As luminárias pendentes são recomendadas para cômodos com o pé direito alto.



Plafons
Instalados diretamente no teto, os plafons oferecem diferentes intensidades de iluminação e estão disponíveis no mercado em opções variadas, do clássico ao moderno.
Podem ser instalados em diversos ambientes, de salas a banheiros, criando um ambiente cheio de charme.
Um ponto positivo do plafon é sua iluminação difusa, ocorre quando a luz é irradiada para o teto, e só depois é refletida para o ambiente, dando um toque sutil.



Arandelas
 
Própria para pendurar nas parades, as arandelas são luminárias capezes de harmonizar qualquer ambiente.
Projetam uma luz difusa, iluminando o ambiente de forma indireta e criando um clima aconchegante.
Elas podem projetar a luz para todos os lugares, para cima, para baixo, ou até mesmo para os dois lados; portanto, antes de comprar qualquer modelo para seu projeto, informe-se e procure fazer a escolha certa.



Luminárias de mesa
As luminárias de mesa se destacam por serem úteis para diversas tarefas. Podem ser utilizadas para auxiliar na leitura, para pessoas que utilizam o computador no período noturno e até mesmo como 'abajur'.
Além de serem úteis para diversas tarefas, ainda servem como objeto decorativo, podendo hamonizar ou até mesmo dar um toque final no seu projeto.
Sua iluminação é do tipo direta, ou seja, focada em uma direção, podendo ser ajustada para onde você desejar. Existem diversos modelos, dos mais simples aos mais sofisticados. Portanto, pesquise bem antes de realizar a compra e escolha o modelo ideal para você.



Lustres
Com o mesmo princípio das luminárias pendentes, os lustres possuem a função de criar um foco de luz sobre determinado local e sua principal diferença é o tamanho e seus detalhes.
São utilizados para complementar a decoração dos ambientes e como todos sabem, ficam excelentes centralizados na sala ou em cima das mesas de jantar.
Na maioria das vezes, são produzidos em vidro ou cristal e possuem diversos detalhes. O lustres são ideias para quem busca um visual único, cheio de beleza e classe.



Luminárias de emergência
Essenciais em qualquer projeto, as luminárias de emergência são responsáveis por proporcionar segurança ao ambiente.
Elas podem ser fixadas nas paredes, no teto ou ficar em pé posicionada em locais estratégicos. Quando ocorre algum imprevisto, como falta de energia, incêndio e desmoronamento, elas são de suma importância e estarão lá para te ajudar.
Algumas possuem a função de ligar automáticamente na falta de energia, outras precisam ser acionadas. Mas lembre-se, a manutenção periódica é de suma importância. Todos os meses elas devem ser testadas para saber se estão funcionando corretamente ou não, pois como ficam paradas e são utilizadas apenas em situações de emergência, devemos estar sempre atentos a sua funcionalidade.



Agora que você sabe um pouco mais sobre luminárias, que tal conhecer um pouco mais sobre os tipos de lâmpadas? Clique aqui e conheça a diferença entre cada uma delas.

Aqui na LojaTudo você pode encontrar diversos tipos e modelos citados a cima. Seu projeto necessita de alguma delas? Dê uma olhada no nosso site e conheça as melhores opções para você!

Postado em Curiosidades por

LojaTudo