Em algumas épocas do ano, nós brasileiros vicenciamos baixíssimos níveis de umidade relativa do ar. Por exemplo, na cidade de São Paulo, no dia 5 de setembro de 2013, foi registrada a marca dos 12,4% de umidade relativa do ar, a pior marca desde 2009. Isso fez com que a Defesa Civil Municipal decretasse estado de alerta.

 

O QUE ISSO QUER DIZER?
A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver em determinada temperatura. Segundo a escala da Organização Mundial de Saúde (OMS) a umidade relativa do ar ideal é de até 60%. Entre 60% e 30% é considerada aceitável. Entre 20% e 30% já representa estado de atenção. O estado de alerta é considerado com umidade entre 12% e 20%. Abaixo de 12% já é considerado estado de emergência.

 

QUAIS SÃO OS MALES QUE A BAIXA UMIDADE PODE CAUSAR?
Em dias de baixa umidade o desgaste físico é sempre maior. Os casos de problemas respiratórios aumentam consideravelmente nos hospitais. Olhos e narinas ressecam e podem arder, principalmente em cidades onde há altos níveis de poluição. As crianças e os idosos são os que mais sofrem com a baixa umidade.

 

O QUE FAZER?
Os especialistas aconselham que nos dias de baixos níveis de umidade relativa do ar e calor as pessoas evitem atividades físicas nos horários entre as 10h e as 16h, bebam bastante líquido, permaneçam em locais protegidos do sol, usem soro fisiológico para olhos e narinas e umidifiquem os ambientes com umidificadores.

Aproveite: Clique aqui e conheça os modelos de umidificadores disponíveis na LojaTudo e mantenha-se saudável.

 

COMO MEDIR?
Para mensurar a umidade relativa do ar são utilizados aparelhos chamados higrômetros. Os higrômetros informam a umidade relativa do ar em percentual, geralmente podendo variar entre 5% e 99%. Existem modelos digitais e analógicos. Alguns modelos, inclusive possuem termômetro incluso, estes aparelhos são chamados de termo-higrômetros. Há ainda outros modelos com higrômetro, termômetro, e barômetro, são o que chamamos de estações meteorológicas, que geralmente são utilizadas para previsão do tempo e decoração do ambiente.

Confira os higrômetros e termo-higrômetros disponíveis na LojaTudo.

 

Um abraço e até a próxima dica!

Postado em Dicas por

LojaTudo