Veja por que em 8 de março comemora-se o Dia internacional da mulher:

08 de Março Dia internacional da MulherO dia 08 de março foi escolhido para homenagear as mulheres que faleceram em 8 de março de 1857 durante uma greve onde elas reivindicavam melhores condições de trabalho, tratamento digno dentro do ambiente do trabalho e a equiparação de salários com os homens (na época, as mulheres recebiam até um terço do salário de um homem, para executar a mesma tarefa).

Durante esta greve, elas foram reprimidas com muita violência e elas foram trancadas dentro da fábrica, que acabou pegando fogo.

Somente em 1910 foi decidido que o dia 8 de março seria o dia internacional da mulher, mas somente em 1975 a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A idéia da criação desde dia não é só para homenagear a mulher, mas também criar conferencias e debates com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual, diminuindo assim cada vez mais o preconceito e a desvalorização da mulher.

Veja algumas conquistas das mulheres no Brasil:

• 1932 - Foi instituído o voto feminino, dando o direito de votarem e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.
• 1933 - Nas eleições para a Assembléia Constituinte foi eleita a primeira mulher a deputada.
• 1960 - A tenista brasileira Maria Esther Andion Bueno se tornou a primeira mulher a vencer os 4 torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open).
• 1985 - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especiazado à Mulher - DEAM.
• 1990 - Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora.
• 1996 - A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras.
• 2010 - Eleita a primeira mulher para a presidência do Brasil.

Postado em Curiosidades por

LojaTudo