Você com certeza já viu a nomenclatura Headphone, Headset e o clássico Fone de ouvido, certo? Mas o que muita gente não sabe é que existe diferença entre os 3 tipos e as vezes acabam adquirindo o modelo incorreto e que não atende as necessidades buscadas, por isso vamos esclarecer agora as características de cada um deles para que você não confunda mais.

Um objeto indispensável nos dias de hoje é o famoso fone de ouvido, temos sempre um, seja na bolsa, mochila, gaveta do escritório ou até mesmo no armário da academia,  e isso porque nos habituamos a sair de casa, trabalhar e a malhar ouvindo música. Mas será que o que chamamos de fone de ouvido é mesmo fone de ouvido?

Fone de ouvido
Fone de Ouvido

Criado no início de 1900, esse acessório nunca saiu de moda, inicialmente utilizado exclusivamente para ouvir música nas vitrolas mas com o passar do tempo e com a chegada de novas tecnologias, foi ganhando espaço nos rádios portáteis, computadores e outros eletrônicos e com isso seu tamanho e modelo foram se adaptando as necessidades dos usuários e assim foram surgindo diversos tipos de fones de ouvido.

O mais tradicional, também conhecido como "earbuds" (fones de ouvido em inglês), é compacto e se encaixa perfeitamente na concha da orelha, a desvantagem desse modelo clássico é que não isola muito os ruídos externos e se o volume estiver muito alto, quem estiver próximo consegue ouvir o que você está ouvindo, seja música ou áudio particular.

Dentro da categoria fone de ouvido temos o modelo Intra-auricular, que apesar de ser muito parecido com o modelo tradicional, o seu design permite que seja encaixado no canal auditivo, dificultando que fique "caindo" da orelha, além de isolar boa parte do ruído externo, o que permite que você tenha uma experiência melhor ao ouvir o som, com mais clareza e com sons médios e graves ressaltados, além de quase não deixar o áudio escapar (tudo depende da qualidade do produto e do volume que você estiver ouvindo). Hoje já encontramos nos mercado inclusive versões sem fio, com conexão bluetooth.
Clique aqui e veja todos os modelos de fones de ouvido que temos disponíveis.


Headphone
Headphone

Talvez esse gere a maior confusão de todos, Headphone X Headset. Visualmente ambos são similares, mas existe uma singularidade que diferencia os modelos.
"Head" quer dizer cabeça em inglês, o que indica que este tipo modelo fica preso ao redor da cabeça, cobrindo as orelhas e costuma ter um excelente isolamento acústico, ajudando para que você se transporte para a música que está ouvindo ou que se concentre mais na atividade que está executando, sem qualquer ruído ou interferência externa.
Clique aqui e escolha o seu headphone.


Headset
Headset

Assim como o Headphone, esse acessório também utiliza a nomenclatura "Head", que como já vimos significa cabeça em inglês, logo a forma do uso é idêntica ao do Headphone, mas lembra que falamos que existe uma singularidade em um deles? Então, chegou a hora de revelar essa diferença...o Headset possui microfone e é isso que o diferencia do Headphone (sim, hoje em dia é possível encontrar headphones e até mesmo os tradicionais fones de ouvido com microfone integrado).

Muito utilizado em centrais de atendimento ou entre os apreciadores de jogos online, onde existe a necessidade de estar com as mãos livres para digitar ou utilizar a caneta enquanto está atendendo uma ligação ou em uma conferência por voz.

Quando se trata de Headset é possível encontrar diversos modelos: monoauriculares, biauriculares, com conexão convencional (P2), USB e até mesmo sem fio (bluetooth).
Clique aqui para visualizar os modelos disponíveis de headset.



Agora que você já conhece a diferença entre esses acessórios e pode escolher qual melhor se adapta as suas necessidades. Clique aqui e veja todos os modelos disponíveis em nossa Loja.

Postado em Dicas Curiosidades por

Thaysa Kley